Denúncia contra Lula em Setembro de 2016

Estou convencido de que Lula tá envolvido até o talo com estes casos de corrupção na Petrobras e outras estatais, sempre seguindo a mesma “fórmula vencedora” de associação com empreiteiras e outros segmentos que mantêm os menos de cinquenta bilionários brasileiros. Assim como os anteriores, ele precisou disso para poder fazer funcionar, nos moldes da criminalidade banalizada,  a interação executivo-legislativo, a quem carinhosamente chamamos de “governabilidade”. Essa governabilidade tem a ver com os quase trezentos deputados federais na famosa lista de pagamento de Cunha.

Tudo isso é lamentável, porque nosso padrão é o do menos pior, já que não há espaço para a virtude intocada e corajosa. Na vida real os corajosos são impedidos, senão mortos. Os benefícios para o povo sempre vêm com o ônus das concessões para quem quer explorar o povo. Lula fez o melhor Governo do ponto de vista do trabalhador assalariado, mas precisou “dar um jeito” de não desagradar os ricos. Aqui vale um aviso para o caro amigo da classe média, pequeno empresário ou trabalhador do conhecimento bem remunerado: você não é rico, não está no topo da cadeia alimentar, não está no pólo oposto do pobre, você é filho dos pobres, apesar de se olhar no espelho e ver outra coisa. Isso do Lula ter feito o melhor governo não é justificativa; todo o resto é triste e é grave. Além de tudo, o caso dele é completamente diferente do de Dilma. Dilma não tinha “governabilidade”.

Até ficaria animado com essa denúncia se ela fosse bem fundamentada e a motivação dela fosse das melhores. Acho que o bem intencionado, mas corrupto, tem que pagar; é um custo intrínseco. Se a motivação da denúncia fosse boa, teríamos uma revolução na política. A verdade é que há dois anos já estava prevista uma ação para evitar a candidatura dele em 2018… já que ele se elegerá se for candidato. Muito previsível. E de duas uma: ou (A) prendem ele, ou (B) matam ele. Resta torcer para a coisa ficar no plano A (já que não desejo a morte de outro assim com tanta facilidade), mas acho difícil. Como ele não deve estar disposto a enfrentar o plano B, creio eu, a energia deve se estabilizar em um estado morno, com ele apoiando algum outro candidato da esquerda em 2018. Isso deve estar em negociação neste momento. Embora eu não tenha como provar, estou convicto de que esses são os planos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s