Dilma Rousseff no Fórum Econômico Mundial 2014 ou “Como sair do discurso?”

Este foi o discurso de Dilma Rousseff hoje no Fórum Econômico Mundial 2014, na tentativa de atrair investidores estrangeiros.

O que realmente precisamos para sair do discurso? [O que precisamos para] Formar um Brasil que deixe de ser consumidor para ser produtor de tecnologias de ruptura [?].

Investimentos financeiros são importantes, mas não apenas. Investidores não são estúpidos… Difícil será atrair investidores estrangeiros — e até brasileiros — com tamanho custo Brasil. Eu não investiria, tendo mercados tão menos incertos e menos custosos lá fora… Acho que a primeira medida deveria ser reunir o empresariado e a classe trabalhadora brasileira (que o PT definitivamente não representa…) para discutir meios de aumentar a produtividade do país, diminuir nosso custo de transação, sem desvalorizar o trabalhador do conhecimento.

E, claro, precisamos de mais trabalhadores do conhecimento! Se a educação demora para formar (principalmente no nosso ritmo), importemos por ora. Assim aprendemos Computação com os EUA e Engenharias com a China e Alemanha, por exemplo. E nossos futuros brasileiros serão mais bem formados, inclusive. Não seríamos os primeiros a fazer isso. E outra coisa, “transformar petróleo em educação” é uma coisa muito legal! Mas eu tô com medo que esse seja o único compromisso, o de vincular o desenvolvimento da nossa educação com a produtividade da exploração do petróleo. Se for assim, só se vai investir em educação a partir de 2020! Espero que não.

Vamos dizendo que nosso país cresce bem a cada ano, o que não é verdade… E se fosse, seria apenas inércia de uma economia mundial que também cresce. A economia global cresceu 2,4% em 2013. No mesmo ano a economia da China cresceu 7,7%, enquanto a do Paraguai foi a 3ª que mais cresceu no mundo, 14,1%. E a economia do Brasil: 2,2%! O Brasil deveria crescer a uma taxa muito superior (digamos 3x, pelo menos) à do crescimento do mundo, para batermos no peito e dizermos que o mérito é nosso. A verdade é que foi um pouco pior que o resto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s